Quem Somos
Com a preocupação comum do desenvolvimento desta terra e seu bem-estar e dos seus moradores, Francisco José Valongo, Francisco Júlio Antunes e Joaquim Martins, decidem, numa reunião realizada a 15 de Julho de 1956, iniciar a construção do edifício que foi a sede do Grupo Recreativo Marteleirense.
Tendo hospedado, nos primeiros tempos, a praça, o espaço depressa se transformou num ponto de encontro e de convívio, onde as atividades recreativas já tinham direito a palco.
Passado algum tempo, a iniciativa deste grupo de amigos deu origem ao aparecimento do Grupo Recreativo Marteleirense, cujos primeiros estatutos foram discutidos e aprovados em assembleia geral realizada em 10 de Maio de 1965, os quais foram aprovados pelo Governo Civil do Distrito de Lisboa, como consta no Alvará nº3/1967.
Apesar da sua denominação oficial, a associação popularizou-se sob a designação de “Clube”, tendo os seus estatutos sido atualizados e aprovados em assembleia em 9 de Junho de 1990, embora nunca tenham chegado a ser registados.
Face à necessidade de renovar os estatutos fundadores, a assembleia geral de sócios aprovou em 5 de Maio de 2001 os novos estatutos da associação, assim como a sua nova denominação e logótipo.
Assim, por proposta da direção, a associação passou a designar-se Associação Cultural e Social da Marteleira, tendo os seus novos estatutos sido registados na Conservatória da Lourinhã em 7 de Dezembro de 2001 e publicadas no Diário da República de 29 de Janeiro de 2002.
PRINCIPAIS ATIVIDADES
Datando a sua fundação de uma época em que poucas eram as distrações, não havendo ainda na altura sequer televisões, a associação desenvolveu, numa primeira fase, essencialmente atividades recreativas.
Os teatros e bailes vieram juntar-se a projeção de filmes com o cinema ambulante, tendo o teatro também conquistado alguma importância. Todavia, foram os bailes que, na segunda metade dos anos 70 e início de 80, fizeram do então “Clube” um espaço de convívio cuja reputação ultrapassou os limites do concelho da Lourinhã.
A vulgarização da frequência das discotecas, assim como a crescente facilidade de deslocação, depressa vieram, no entanto, pôr fim a um período marcado por um certo sucesso.
A consciência crescente da importância de reforçar a ligação dos mais jovens à sua terra levou ao incremento de atividades a eles particularmente destinadas, num trabalhado em articulação com a Escola do 1º Ciclo, assim como com a Igreja, nomeadamente no âmbito da catequese.
No âmbito do desporto, o futebol 11 teve nos anos 70 e 80 uma grande importância, tendo a inscrição do Grupo Recreativo Marteleirense na Associação de Futebol de Lisboa sido formalizada a 19 de Agosto de 1988.
No final dos anos 70 nasceu também uma equipa de futebol feminino que participou em vários torneios nos concelhos fronteiros e que, pela novidade, atraía bastante assistência aos jogos.
Nos últimos anos a visibilidade desta modalidade desportiva ficou-se a dever essencialmente aos mais jovens e àqueles que neles continuam a apostar, tendo a associação vindo a participar nos torneios concelhos de futebol juvenil.
Na segunda metade dos anos 70, o atletismo conquistou grande popularidade, tendo sido muitas as provas realizadas na Marteleira, contando algumas delas com a presença de notáveis desta área, nomeadamente Carlos Lopes.
Para tal muito contribuíram iniciativas governamentais como “O quilómetro do Natal”, nas quais eram selecionados atletas que representavam posteriormente o seu concelho em provas nacionais que decorriam no Estádio Nacional. A existência de um Marteleirense na equipa de atletismo do Sporting daquela época também contribuiu para popularizar esta modalidade.
Câmara Municipal da Lourinhã
CORPOS SOCIAIS
ASSEMBLEIA GERAL
PRESIDENTE
Sofia Sousa Santos
1º SECRETÁRIO
Mónica Carmen Henriques Severino
2º SECRETÁRIO
Mariana Silva Santos
CONCELHO FISCAL
PRESIDENTE
Edgar Ferreira dos Santos
SECRETÁRIO
Élio Pedro Henriques Antunes
1º VOGAL
Miguel Fernandes Ferreira de Matos
SUPLENTES
Luis Filipe Marques Rodrigues
Vitor Manuel Anastácio Ferreira
Luis Miguel Filipe Ferreira
DIREÇÃO
PRESIDENTE
Norberto Santos Rodrigues
VICE-PRESIDENTE
Bruno Miguel Sequeira Miranda Marques
TESOUREIRO
Inês Mateus Tomé
SECRETÁRIO
Flávio Alexandre Henriques Severino
1º VOGAL
Ana Isabel de Deus
SUPLENTES
Paulo Alexandre de Sousa Ribeiro
Rui Miguel Silva Santos
José Miguel Boquillon Antunes
José Carlos dos Santos Ferreira
José Luís Andrade Narcisa
A um facto similar se deve o aparecimento e posterior incremento do Karaté na Marteleira. A prática desta modalidade, que se desenvolve em torno do Mestre Délio Antunes, teve o seu início em meados dos anos 70, com a presença também de praticantes femininos.
Após um período de ausência, o Karaté voltou a ganhar importância nos dias de hoje, estando a associação inscrita na ADK (http://www.adkportugal.com/).
Para além destas atividades, a associação sempre foi um espaço aberto à colaboração com outras entidades como a Escola, a Junta de Freguesia, a Igreja e etc. Tendo funcionado nas suas instalações diversos cursos como Arraiolos, Pintura de azulejos, Informática, Primeiros socorros, Jornadas da Igreja e etc.
Consciente da importância da informação para o mundo de hoje, a associação tem também promovido pequenas palestras sobre temas da atualidade, como por exemplo a qualidade da água, a prevenção do consumo de drogas, a sida e etc.
De destacar, neste âmbito, a “Semana do Euro”, durante a qual foi dada formação a pequenos grupos, tendo havido uma boa adesão por parte dos idosos.
Nestes últimos anos o trabalho de equipa e os laços de amizade têm-se desenvolvido muito em torno das marchas populares, promovidas pela Câmara Municipal da Lourinhã.
Para além da participação no encontro anual concelho, a Marcha da Marteleira tem mantido intercâmbios com as marchas de outras localidades do Concelho Nadrupe, Abelheira e Ribamar, assim como com o concelho de Pinhal Novo, proporcionando saudáveis momentos de convívio com gentes de outras terras.
PATRIMÓNIO
Para além da sua sede na Avenida 1º de Janeiro, no centro da localidade, a Associação Cultural e Social da Marteleira possui um Campo de Futebol com balneários, bar e túnel de acesso, uma Casa de Apoio às Festas que ocorrem no Largo de S. Sebastião assim como à Feira Anual com cozinha, arrumos, bar e casas de banho e um terreno onde está a ser construído o novo espaço desportivo com Piscina Coberta.
Excetuando o Campo de Futebol que foi doado, todo o património da associação foi adquirido com os lucros das festas por si promovidas, com especial realce para a Festa em Honra de Mártir São Sebastião, em Agosto, que constitui o grande momento de encontro das gentes da terra.
De realçar que a associação doou à Casa do Povo da Lourinhã uma parcela do seu terreno para a construção daquele que é hoje o Jardim de Infância da Casa do Povo da Lourinhã, em frente ao qual estão a decorrer as obras para o futuro espaço desportivo.
PROJETOS / OBRAS EM CURSO
A grande aposta da associação é levar a bom porto a construção do seu novo espaço desportivo, situado em frente ao referido Jardim de Infância, sendo este constituído por Piscina Coberta, Ringue Descoberto, Área Ajardinada e Estacionamento.
As obras foram iniciadas com o dinheiro obtido nas últimas festas anuais (60 mil euros aproximadamente), tendo sido apresentada, através da Câmara Municipal da Lourinhã, uma primeira candidatura para obtenção de apoios para a construção de uma Sala Polivalente, Balneários de Apoio ao Ringue, Casas de Banho Públicas, Bar e Escritório.
APOIOS
Para além do apoio da população em geral, que contribui com os seus donativos sempre que para isso é solicitada, a Associação tem merecido o apoio da Junta de Freguesia da Marteleira, da Câmara Municipal da Lourinhã e do Governo Civil de Lisboa, o qual se tem traduzido na atribuição de alguns subsídios.